Assunto: Equação do
segundo grau na resolução de problemas
1- Comentários
Este Plano de Aula foi elaborado com o intuito de mostrar ao aluno algumas das importantes aplicações da equação do segundo grau, reforçando as habilidades e competências adquiridas nas diferentes possibilidades metodológicas de resolvê-la. Portanto, espera-se que o aluno já tenha tido, em aulas anteriores, atividades relacionada ao conhecimento e emprego dos métodos de aplicação na resolução de equações do segundo grau, como a aplicação da fórmula de Bháskara, cálculo mental, fatoração e método da soma e produto das raízes.
2- Objetivo Geral
- Compreender o emprego das equações do segundo grau e, através delas, resolver situações-problemas relacionados ao cotidiano do aluno.
3- Objetivos específicos
- Correlacionar competências adquiridas, como cálculo do perímetro e área e Teorema de Pitágoras à equações do segundo grau;
- Avaliar o método mais adequado para solucionar uma equação do segundo grau;
- Compreender a linguagem algébrica e saber utiliza-la na apresentação de problemas geométricos;
- Interpretar corretamente um texto e correlaciona-lo a uma situação que o utilize.
Este Plano de Aula foi elaborado com o intuito de mostrar ao aluno algumas das importantes aplicações da equação do segundo grau, reforçando as habilidades e competências adquiridas nas diferentes possibilidades metodológicas de resolvê-la. Portanto, espera-se que o aluno já tenha tido, em aulas anteriores, atividades relacionada ao conhecimento e emprego dos métodos de aplicação na resolução de equações do segundo grau, como a aplicação da fórmula de Bháskara, cálculo mental, fatoração e método da soma e produto das raízes.
2- Objetivo Geral
- Compreender o emprego das equações do segundo grau e, através delas, resolver situações-problemas relacionados ao cotidiano do aluno.
3- Objetivos específicos
- Correlacionar competências adquiridas, como cálculo do perímetro e área e Teorema de Pitágoras à equações do segundo grau;
- Avaliar o método mais adequado para solucionar uma equação do segundo grau;
- Compreender a linguagem algébrica e saber utiliza-la na apresentação de problemas geométricos;
- Interpretar corretamente um texto e correlaciona-lo a uma situação que o utilize.
4-
Anos
9º ano (8ª série)
5- Tempo estimado
350
minutos (7 horas/aulas)
6- Justificativa
Com este trabalho, o aluno exercita suas habilidades e competências relacionadas ao emprego de equações do segundo grau em outros conceitos matemáticos, como área e perímetro de figuras planas e o Teorema de Pitágoras. Analisando conceitos relacionados ao desenvolvimento de sua região e empregando os conhecimentos matemáticos adquiridos, o aluno exercita as habilidades relacionadas aos três grupos (Observar, Realizar e Compreender), como também desenvolve competências relacionadas à leitura e a escrita.
É importante que o aluno saiba resolver equações do segundo grau, mas, sobretudo é necessário que saibam aplicar este conceito em diferentes situações para que este conhecimento matemático seja construído e não esquecido.
Com este trabalho, o aluno exercita suas habilidades e competências relacionadas ao emprego de equações do segundo grau em outros conceitos matemáticos, como área e perímetro de figuras planas e o Teorema de Pitágoras. Analisando conceitos relacionados ao desenvolvimento de sua região e empregando os conhecimentos matemáticos adquiridos, o aluno exercita as habilidades relacionadas aos três grupos (Observar, Realizar e Compreender), como também desenvolve competências relacionadas à leitura e a escrita.
É importante que o aluno saiba resolver equações do segundo grau, mas, sobretudo é necessário que saibam aplicar este conceito em diferentes situações para que este conhecimento matemático seja construído e não esquecido.
7- Interdisciplinaridade
- Língua portuguesa (leitura e interpretação de texto, relato
escrito de argumentação pessoal).
- Geografia (estudo do impacto da descoberta do pré-sal na
baixada santista, prospecção de petróleo);
- Educação artística (desenvolvimento de trabalhos com EVA,
isopor e outros recursos para apresentação de um trabalho).
8- Pré-requisitos necessários
- Potenciação;
- Radiciação;
- Fração;
- Perímetro e área;
- Unidades de medida;
- Unidades de medida;
- Produtos notáveis;
- Expressões numéricas;
- Números racionais;
- Uso de letras;
- Expressões algébricas;
- Resolução de equação do 1º grau;
- Resolução de equação do 2º grau;
- Teorema de Pitágoras;
- Semelhança e equivalência de figuras planas.
9- Linhas de Ação
9.1-
Procedimento
As
tarefas serão realizadas em equipes formadas por dois alunos, para que o
trabalho seja colaborativo e haja interação e argumentação entre eles.
1ª
etapa (duração de 1 aula):
O
professor forma as equipes e entrega a cada uma um xérox do texto "Descoberta do pré-sal dobra valor de imóveis na Baixada Santista". Nele, o aluno encontra o
impacto positivo que a descoberta de petróleo na chamada camada do pré-sal está
acarretando na nossa região.
Assim, após a leitura, o professor pode entrar em um debate com as equipes, sugerindo, por exemplo, que benefícios pode um porto mais moderno trazer para nossa região, ou uma ponte interligando os municípios de Guarujá e Santos. Pode perguntar que tipo de números existem no texto e o que eles tentam explicar. Também pode pedir que o aluno descreva que obra ele acharia necessária para desenvolver a região e a comunidade onde mora.
Assim, após a leitura, o professor pode entrar em um debate com as equipes, sugerindo, por exemplo, que benefícios pode um porto mais moderno trazer para nossa região, ou uma ponte interligando os municípios de Guarujá e Santos. Pode perguntar que tipo de números existem no texto e o que eles tentam explicar. Também pode pedir que o aluno descreva que obra ele acharia necessária para desenvolver a região e a comunidade onde mora.
2ª
etapa (duração de 3 aulas):
O aluno
recebe um roteiro de problemas relativos a uma construção residencial em uma
das áreas favorecidas citada pelo texto lido na aula anterior. Vejamos como seria:
Vimos
no texto que, com a descoberta do pré-sal, os preços dos imóveis na Baixada
Santista praticamente dobraram. Vimos também que o metro quadrado de um imóvel
residencial de um dormitório passou de R$ 2.602,00 para R$ 5.182,00 de agosto
de 2006 a abril de 2011.
Imagine que você tenha
comprado um terreno quadrangular aqui na Baixada Santista e, dentro dele, queira construir uma casa com o
mesmo formato, de modo que a planta da casa apresente a forma aproximada da
figura abaixo:
Assim, o engenheiro que
projetou sua casa trouxe a você algumas características dela e dos cômodos que
a ela pertencem. Nela, você percebe que o quarto e a cozinha são equivalentes,
ou seja, apresentam a mesma área, enquanto a sala e o banheiro apresentam
formas semelhantes, com o banheiro sendo menor que a sala. Além disso, foram
fornecidas algumas dicas para você descobrir as medidas corretas da casa.
A primeira é que “a medida do perímetro da sala é igual
a sua área”. Será que você consegue descobrir a medida dos lados da sala?
Observação: Caso necessário, sugira que o aluno utilize uma letra (X) como valor inicial dos lados da sala e que tentem utilizar os conhecimentos adquiridos nos cálculos de área e perímetro de figuras planas. Se houver necessidade, o professor deve fazer uma revisão destes conceitos.
Resolução:
Resolução:
Supondo que X seja a medida dos lados da sala,
teremos:
ÁREA DA SALA = PERÍMETRO DA
SALA
X2 = 4.X
X2 – 4.X = 0, como
é uma equação incompleta do segundo grau, podemos resolve-la por Bháskara ou
pelo método:
X.(X – 4) = 0
X = 0 ou X – 4 = 0, de onde
tiramos que X = 4.
Portanto, as medidas dos lados
da sala são de 4 metros.
Agora que você já descobriu
as medidas da sala, tente descobrir as medidas do banheiro também. Para isso,
use a nova dica fornecida pelo engenheiro:
“o perímetro do quarto é o triplo da área do banheiro”.
Com essas informações e já
conhecendo as medidas da sala, tente descobrir as medidas do banheiro.
Resolução:
Supondo que Y seja a medida dos lados do
banheiro, teremos:
PERÍMETRO DO QUARTO = 3.ÁREA
DO BANHEIRO
4 + Y + 4 + Y = 3.Y2
3.Y2 – 2.Y – 8 = 0
Resolvendo por Bháskara,
temos:
Y = 2 ± √4 – 4.3.(-8) = 2
± √4 + 96
2.3 6
Y = 2 ± 10
6
Y1 = 2 + 10
= 2
6
Y2 = 2 - 10
= - 8 ( essa resposta não
convém, por ser negativa)
6 6
Portanto, o banheiro apresenta
lados medindo 2 metros.
Agora tente descobrir qual
é a área e o perímetro de toda a casa.
Resolução:
ÁREA = (4 + 2)2 = 62
= 36 m2
PERÍMETRO = 6 + 6 + 6 + 6 = 24
metros
Agora
que você já sabe a dimensão da sua casa, tente descobrir qual deve ser o preço dela, baseando-se nos
valores orçados por metro quadrado.
Resolução:
Como o preço do metro quadrado
é de R$ 5.182,00, teremos:
Valor da casa = 36. 5182,00 = 186.552 reais
Logo, o valor da casa é de
aproximadamente R$ 187.000,00
Como qualquer residência, sua casa precisa ser protegida e, portanto, ela é contornada por um
muro e por um corredor que a circunda e que tem sempre
a mesma largura, conforme mostrado na figura abaixo.
Sendo assim, qual deve ser a largura
desse corredor se o terreno tem uma área de 144 m2 ?
Resolução:
Supondo que Z seja a largura do corredor a ser descoberto,
teremos:
LADO DO TERRENO2 =
ÁREA DO TERRENO
(Z + 6 + Z)2 = 144
(2.Z + 6)2 = 144
4.Z2 + 24.Z + 36 =
144
4.Z2 + 24.Z – 108 =
0
Dividindo por 4 todos os
membros para simplificar a equação e resolvendo por Bháskara, temos:
Z2 + 6.Z – 27 = 0
Z = -6 ± √36 – 4.1.(-27) = -6
± √144
2.1 2
Z = -6 ± 12
2
Z1 = -6 + 12
= 3
2
Z2 = -6 - 12
= - 9 ( essa resposta não convém, por
ser negativa)
2
Portanto, a largura do
corredor é de 3 metros.
Para iluminar essa área, o
engenheiro resolveu colocar dois postes localizados em dois vértices opostos da
casa, conforme mostrado na figura abaixo. Qual a distância entre esses postes?
Resolução:
Supondo que D seja a distância
entre os dois postes e, utilizando o Teorema de Pitágoras, teremos:
D2 = 62
+ 62
D2 = 36 + 36
D2 = 72
D é aproximadamente 8,5 metros
Vimos
que o engenheiro elaborou a casa de uma forma quadrada. Será que ele fez bem
fazendo isso?
Para
saber essa resposta, discuta entre sua equipe que forma deveria ter a casa para
que, com o mesmo perímetro, ela tivesse o maior espaço interno possível, ou
seja, a maior área para se morar e, assim, otimizando o custo do material a ser
construído, já que com a mesma dimensão de parede e, por consequência de
tijolos, se construiria uma casa com um espaço maior. Forme argumentos que
possam comprovar isso.
Resolução:
Supondo que a casa tivesse uma
forma retangular com seus lados medindo 4 metros e 8 metros. Assim, teríamos o
mesmo perímetro encontrado na forma quadrada, ou seja, 24 metros, porém com uma
área de 4.8 = 32 m2.
No caso da casa ter lados
medindo 5 metros e 7 metros, teríamos também o mesmo perímetro e com uma área
de 5.7 = 35 m2.
Assim, podemos constatar que a
forma quadrada da casa possibilita que ela tenha a maior área possível com o
mesmo perímetro, otimizando seu espaço.
Neste ponto, o aluno pode
também perceber que quanto mais “longe” de um quadrado está a forma da figura,
menor é a sua área.
3ª
etapa (duração de 3 aulas):
Agora, é sugerido às
equipes que pesquisem em casa a biografia de uma pessoa famosa e que tragam um
resumo bibliográfico dessa pessoa. Neste resumo bibliográfico, deve conter dois
números de valor baixo. No caso, sugeri que fosse pesquisada a vida e obra de
Albert Einstein. Isto possibilita um processo de leitura, investigação e
interpretação de texto. Houve uma aula a disposição na sala para que os alunos analisassem os textos trazidos e elaborassem os resumos.
Na sala de aula, as
equipes foram instruídas a construírem a equação do segundo grau que, sendo
resolvida, forneceria os números que eles tinham utilizados no resumo. Estes
números estariam ocultos no resumo e, no final deste, as equipes deveriam
convidar quem lesse a tentar resolver a equação do segundo grau e, através de
suas raízes, completarem a história da vida do grande cientista.
Assim, os alunos
realizaram o processo de formulação onde, através das raízes, descobriram a
equação. No seu trabalho, as equipes também deveriam mostrar como, partindo das
raízes, chegaram ao equacionamento e desenvolver a própria equação sugerida,
provando que ela de fato tem como solução os números contidos no resumo
bibliográfico.
Por fim, foi solicitado
que as equipes fizessem seus trabalhos em um material apropriado para
exposição, para que eles pudessem servir de desafio as demais equipes que
estariam assistindo a apresentação. Isto possibilita uma avaliação adicional,
tanto individual, como das equipes, além de proporcionar uma forma de
recuperação de algumas competências perdidas.
9.2- Recursos materiais e tecnológicos necessários
Para a realização destas atividades, serão necessários os seguintes recursos:
- Lousa e giz;
- Xerox das atividades e do texto proposto.
9.3- Avaliação
Para a realização destas atividades, serão necessários os seguintes recursos:
- Lousa e giz;
- Xerox das atividades e do texto proposto.
9.3- Avaliação
A observação do professor nas atividades privilegiam a participação e o envolvimento do aluno na proposta a ser aplicada. Além disso, a avaliação contínua acompanha e promove o desenvolvimento pessoal e coletivo na resolução dessas atividades, dispensando qualquer processo formal de avaliação, como
prova, chamada oral, etc. Dessa forma, tanto o professor quanto os alunos saberão suas dificuldades,
como também seus progressos.
10- Sugestões Finais
Caso haja necessidade de um reforço dos conceitos de resolução de equações do 2º grau, desenvolver entre os grupos uma atividade preliminar de uma ou duas aulas utilizando-se do emprego de “dominós com esses conteúdosdidáticos”, utilização de vídeos ou sites relacionados que resolvem a equação online.
Caso haja necessidade de um reforço dos conceitos de resolução de equações do 2º grau, desenvolver entre os grupos uma atividade preliminar de uma ou duas aulas utilizando-se do emprego de “dominós com esses conteúdosdidáticos”, utilização de vídeos ou sites relacionados que resolvem a equação online.
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