Depoimentos

"Desde que nascemos, aprendemos a interpretar gestos, olhares, palavras e imagens. Esse processo é potencializado pela escola, por meio da leitura e da escrita, o que nos dá acesso a grande parte da cultura humana. Isso envolve todas as áreas, pois, mais do que reproduzir o som das palavras, trata-se de compreendê-las.
 A leitura está presente em todos os momentos de nossa vida, assim como na compreensão da Matemática, esta por sua vez, auxilia na compreensão e interpretação do conhecimento das outras ciências, colaborando em atividades de estimações, medições, comparações, lógica, análise, entre outras, desenvolvendo ideias, representações e estabelecendo relações, no contexto de convivências.
Podemos ser bons professores, conhecedores dos conteúdos de matemática, no entanto, devemos ser bem instruídos para ensinar aos nossos alunos a leitura adequada de cada questão, pois precisa haver relações, comparações, exemplificações, dialogo sobre o conteúdo em estudo."
 
Luis Carlos de Menezes


Tomados por este princípio, o nosso grupo criou este espaço para relatar os depoimentos relacionados a experiências de leitura e escrita ao longo de nossas vidas. Leia nossas histórias!

Eduardo Ferreira Rodrigues (cursista):

Desde a minha infância me transportava                        (1ª rima)
Fisicamente ia de minha casa em Santos                         (2ª rima)
Até o Itapema, onde meu pai trabalhava                        (1ª rima)
Em um ponto de ônibus parávamos                                (3ª rima)
Lá tinha uma banca onde jornais olhávamos                 (3ª rima)
Mas eram os gibis os meus encantos.                              (2ª rima)

Assim começou minha história de leitura                       (1ª rima)
Comprando “quadrinhos” na banca de jornal              (2ª rima)
Neles me transportava como uma alma pura                (1ª rima)
E na travessia das barcas, lia-os sem parar                   (3ª rima)
Viajava por mundos nas ondulações do mar                 (3ª rima)
Acreditando em heróis combatendo o mal.                   (2ª rima)

Cresci nos estudos e a leitura me tomou                        (1ª rima)
Sonhos de uma profissão de professor                           (2ª rima)
Me formei e meu sonho se realizou                                (1ª rima)
Envolto de livros, viraram meus amigos                       (3ª rima)
Me ajudando em pesquisas e artigos                             (3ª rima)
Muitos livros didáticos doei com amor.                        (2ª rima)

Envelheci na lógica de fórmulas e formulários             (1ª rima)
Sentia falta dos sonhos inacabados                                (2ª rima)
E novamente viajei à mundos imaginários                   (1ª rima)
O anseio de buscar respostas me tomou                       (3ª rima)
Desejo de saber de onde vim e para onde vou              (3ª rima)
Me conduziram à livros psicografados.                        (2ª rima)

Ensinamos de uma forma que para nós é “afim”       (1ª rima)
Num mundo emergente igual função quadrática       (2ª rima)
Tecnologias novas a serem dominadas por mim        (1ª rima)
E, apesar de tudo isso, ainda tenho em mente            (3ª rima)
Que o professor vira encantador de serpente             (3ª rima)
Nas aulas, com suas histórias da matemática.            (2ª rima)

Hoje o que posso dizer da leitura                                 (1ª rima)
É que ela instiga minha imaginação                            (2ª rima)
Provoca alegria, tristeza e ternura                               (1ª rima)
Suas frases são como flores num jardim                     (3ª rima)
Deixando aromas de conhecimento sem fim               (3ª rima)
Criando novos formadores de opinião.                       (2ª rima)

Um livro e suas histórias atraem como um ímã          (1ª rima)
Queremos imaginar seu fim de forma profética         (2ª rima)
Navegamos por cada frase com sua rima                    (1ª rima)
Tentando acompanhar o que pensou seu autor          (3ª rima)
Assim expressei minhas experiências de leitor           (3ª rima)
Na melhor escrita que encontrei, a poética.                (2ª rima)

Cecília Helena de Oliveira (cursista):
 
Eu vim de uma família muito carente, mãe era doméstica e o meu pai trabalhava em metalurgia, nossa casa era muito humilde e com vários irmãos, não tínhamos acesso a nada......jornal, revista e tv.
Quando eu era menina, um amigo do meu pai mudou-se e pediu para guardar vários livrinhos que começávamos a mexer e a ler que era revista "coleções", Foi aí meu primeiro contato com a escrita e leitura, esses livrinhos eram ótimos porque vinculavam notícias e matérias do mundo todo.
Já havíamos iniciado a alfabetização pela saudosa cartilha Caminhos Suaves.....Que saudade, era feliz e não sabia....


Domingos Geraldo Scarpellini Júnior (cursista):

Sou professor da rede a alguns anos e tive uma influência materna para a profissão. Quando era uma criança, fui alfabetizado com o uso da cartilha Caminho Suave. Sempre fui muito apreciador da leitura, pois meus avós eram professores e advogados. Diante disso, meus presentes eram sempre livros e mais livros. As atividades diária muitas vezes nos desviam do caminho da leitura, mas sempre que podemos devemos nos voltar a ela. Lembro-me de ter lido todas as obras da coleção Vaga-lume. Quantas histórias encantadas. Levava-me a lugares maravilhosos e muito ricos na cultura tradicional e local. Sou de Botucatu, terra do escritor Francisco Marins, o qual também li senão todas, a maioria de suas obras. Tive um professor que dizia: não adianta ter livros e livros senão abri-los e lê-los. É impressionante que, anos e anos depois, essas fábulas fossem me guiar na descoberta muitas vezes mais difíceis da vida humana: a profissão. Somos guerreiros de natureza e hábeis transmissores do conhecimento. Parabéns a todos nós, professores.


Daniele Cristiane de Oliveira (cursista):

Eu acho que desde muito pequena me vi cercada por livros, pois meus pais sempre incentivaram a mim e a meu irmão a lermos, as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato foi uma das coleções maravilhosas que ganhei na infância entre muitos outros; na escola no meu ensino fundamental, meus professores de Língua Portuguesa sempre procuraram fazer com que eu e meus colegas de classe lêssemos diversos livros sobre diversos temas.....e hoje gosto muito de ler, mas preciso exercitar a minha escrita. Enfim, ler me faz conhecer o mundo sem sair do lugar.

   
 Eliana de Lima Duarte (cursista):

Desde pequena, quando ainda não sabia ler, minha mãe, todas as noites antes de dormir, lia pra mim uma pequena história. Isto me estimulou a leitura. As histórias que antes eram lidas por minha mãe, passaram a ser lidas por mim, já que eram revistinhas semanais compradas na banca. Não eram gibis, eram revistinhas pequenas com apenas uma história, que sempre tinham uma mensagem educativa.
Acho que isto me estimulou muito o gosto pela leitura. Leio tudo que cai em minhas mãos. Crônicas, artigos ligados a área de Matemática até Harry Potter e Saramago. Infelizmente, como todos nós, não tenho muito tempo disponível para leitura como gostaria.
Entretanto, para escrever, tenho mais dificuldade, preciso de concentração. Afinal, nós que somos da área de exatas temos mais habilidade para o cálculo.




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